Coreia do Norte lança novo míssil sobre o Japão

Coreia do Norte lança novo míssil sobre o Japão

"Esta manifesta violação das resoluções do Conselho de Segurança se produz dias depois que a Coreia do Norte fez seu sexto teste nuclear", lembra o comunicado.

O secretário-geral da Aliança Atlântica acrescenta que se trata de uma a "grande ameaça à paz e à segurança internacional que exige uma resposta mundial".

As novas sanções consistiram em um embargo sobre as exportações de gás para a Coreia do Norte, uma limitação às exportações de petróleo e produtos refinados, e a proibição das exportações norte-coreanas de têxtil.

A Rússia condenou com "veemência" o lançamento do míssil, nas palavras do porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov. Cerca de 90% do comércio externo norte-coreano é feito com o país vizinho.

O exército sul-coreano realizou um exercício usando míssil balístico, um Hyunmoo-II, lançando-o da sua costa leste. O presidente republicano não quis falar sobre sua estratégia para lidar com a Coreia do Norte, mas garantiu que os americanos ficarão seguros apesar das ameaças do regime de Kim Jong-un.

Mais cedo, o governo japonês havia informado a ativação do sistema de emergência J-Alert em várias regiões do norte do arquipélago.

"Está passando um míssil, está passando um míssil, provavelmente sobre Hokkaido em direção ao Pacífico".

Segundo a imprensa, o Japão, mais uma vez, não recorreu aos sistemas antimísseis norte-americanos Patriot (PAC-3).

"Temos que fazer a Coreia do Norte entender que, se continuar por este caminho, não terá um bom futuro", disse Abe.

Seul respondeu com testes militares que incluíram o lançamento de mísseis Hyunmu no mar do Japão, segundo o ministério da Defesa.

Esta é a segunda vez em menos de um mês que um míssil norte-coreano sobrevoa o território japonês.

A Casa Azul, sob a Administração do Presidente Moon Jae-in, convocou entretanto uma reunião urgente do Conselho de Segurança Nacional sul-coreano.

Assine a newsletter da swissinfo.ch e receba diretamente os nossos melhores artigos.

Artigos relacionados