Alijó: dois helicópteros reforçam combate a incêndio com uma frente ativa

Alijó: dois helicópteros reforçam combate a incêndio com uma frente ativa

Devido a essa tragédia, foi detetado que o SIRESP (Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal), tinha falhado, comprometendo a comunicação tão essencial nestas situações.

"Houve, durante a tarde, algumas falhas pontuais do SIRESP para as quais já mobilizamos uma estação móvel que estava preventivamente posicionada no Porto e que já está no local para garantir o reforço da capacidade de comunicações", disse Patrícia Gaspar, da Proteção Civil, em declarações à RTP.

O incêndio de Alijó, que tem três frentes ativas, apresenta uma "situação muito preocupante", afirmou hoje o presidente da autarquia, Carlos Magalhães, acrescentando que o vento está a levar as chamas para sítios inesperados. O CDOS explica que "até ao momento é só mato a arder". "Estive duas horas sentado só a ouvir e apercebi-me que a comunicação falha: não sabemos exactamente onde está posicionada cada equipa, onde está a arder".

O alerta para as chamas foi dado às 1h55 deste domingo e o fogo chegou a avançar em três frentes.

O autarca diz que "só recorrendo aos telemóveis é que se consegue comunicar".

"Quando se estabelece um plano de comunicações num teatro de operações, nunca é feito com exclusividade à rede SIRESP", integrando-se também a ROB, esclareceu.

Fogo em Alijó obriga a retirar crianças, idosos e acamados

A queda da aeronave verificou-se junto à margem da barragem.

O incêndio que lavra desde a madrugada em Vila Chã, concelho de Alijó, distrito de Vila Real, foi já dado como estando "em resolução", informa a página da Internet da Autoridade Nacional de Protecção Civil.

Segundo o mesmo comunicado, o piloto detetou um problema "durante a manobra de enchimento do balde (...) tendo iniciado prontamente o despiste das causas da anomalia no seu funcionamento".

O piloto do aparelho sobreviveu e "está bem", confirmou a mesma fonte.

De acordo com o Comando Operacional de Operações de Socorro (CDOS) de Vila Real, no distrito de Vila Real há apenas este incêndio ativo.

Artigos relacionados