Portugal tem 7 universidades no ranking das melhores do mundo

Portugal tem 7 universidades no ranking das melhores do mundo

A Unicamp subiu no ranking mundial de universidades elaborado pela consultoria Quacquarelli Symonds (QS) pelo quinto ano consecutivo.

O QS World University Ranking 2017 classificou a Universidade do Porto como a melhor instituição de Ensino Superior em Portugal.

Apenas 4 lugares abaixo, em 305.º, está a Universidade de Lisboa, que subiu 25 posições.

O segundo, o terceiro e o quarto lugares do ranking pertencem a universidades dos EUA, por esta ordem: Stanford, Harvard e California Institute of Technology.

Curiosamente, a estas quatro dos EUA sucedem quatro britânicas (Cambridge, Oxford, University College London e Imperial College).

Quanto aos indicadores avaliados, a Universidade do Porto destaca-se no 220.º lugar ao nível reputação académica e no 238.º no que toca à reputação entre os empregadores. "Relativamente às áreas de estudo onde estes números são mais relevantes, o maior destaque vai para as ciências da vida e medicina, seguindo-se as ciências naturais e engenharia e tecnologia", vinca a Universidade do Porto em comunicado de imprensa.

AVALIAÇÃO - Para avaliar as Instituições, o ranking QS considerou itens como reputação acadêmica, citações de pesquisas realizadas, aptidão acadêmica, avaliação entre empregadores e o processo de internacionalização.

Veja aqui o ranking.

Artigos relacionados