Bombeiros com dezenas de milhares de euros em danos com incêndio

Bombeiros com dezenas de milhares de euros em danos com incêndio

"Quero lançar um alerta para a nossa população por causa de duas situações que estão a acontecer: uma delas foi inicial, em que as pessoas foram retiradas das suas aldeias e houve grupos que sabiam que as aldeias tinham sido evacuadas e assaltaram essas casas", disse o presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Pedrógão Grande, Carlos David à agência Lusa.

Carlos David teve conhecimento de incidentes com pessoas que se identificaram como técnicos da Segurança Social ou como voluntários para aceder às casas das pessoas e cometer assim o assalto. Queremos organizar bem e servir a população, mas temos que ter aqui alguma disciplina. Nós conhecemo-nos todos. Acabamos com o porta a porta.

"Isso é tudo vigarice, isso é tudo falso", insistiu o responsável da associação humanitária, citando mesmo os casos das "contas falsas na internet" intituladas "Os amigos de Pedrógão e Os unidos de Pedrógão".

Carlos David reconheceu que "as pessoas estão a ser apanhadas de surpresa com esta onda de solidariedade que está a surgir", mas pediu cautela. "Não estamos a fazer a triagem, a selecionar a roupa, que tem de se catalogar". Não se sabe ainda se houve também assaltos noutros concelhos.

O presidente da Associação de Bombeiros Voluntários de Pedrógão Grande apelou hoje para que as pessoas suspendam por "alguns dias" a entrega de ajuda.

São mais de 1200 operacionais da Proteção Civil, apoiados por mais de 400 meios terrestres e 14 meios aéreos, que se encontram em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, no combate ao fogo, que, desde sábado, já provocou, pelo menos, 64 mortos e mais de 135 feridos.

Estes incêndios, que deflagraram nos concelhos de Pedrógão Grande e Góis, consumiram cerca de 53 mil hectares de floresta [o equivalente a 53 mil campos de futebol] e obrigaram à evacuação de dezenas de aldeias.

As chamas chegaram ainda aos distritos de Castelo Branco, através do concelho da Sertã, e de Coimbra, pela Pampilhosa da Serra, mas o fogo foi dado como dominado na quarta-feira à tarde.

Artigos relacionados