Atenção: temperaturas chegam aos 40 graus a partir de sexta-feira

Atenção: temperaturas chegam aos 40 graus a partir de sexta-feira

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja vão estar sob aviso laranja a partir das 12h, até às 04h de domingo, devido às elevadas temperaturas.

Estão também com risco 'muito elevado' de exposição à radiação ultravioleta a ilha da Madeira e do Porto Santo e a ilha Terceira, nos Açores, adianta a informação disponível no 'site' do IPMA.

Segundo o Instituto, durante a tarde, prevê-se um aumento temporário de nebulosidade nas regiões do interior Norte e Centro, onde há possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada.

Segundo a previsão do IPMA, a situação tende a agravar-se na sexta-feira, com perspetivas de subirem para risco 'máximo' de incêndio também os concelhos de Penamacor e Oleiros (Castelo Branco), Sabugal e Vila Nova de Foz Côa (Guarda), Pampilhosa da Serra (Coimbra), Alcoutim, Castro Marim, Tavira e S. Brás de Alportel (Faro).

O vento soprará fraco, soprando temporariamente moderado de nordeste nas terras altas do Norte e Centro até ao inícioda manhã e de noroeste na faixa costeira ocidental a sul do Cabo Carvoeiro durante a tarde.

O IPMA colocou também em risco 'muito elevado' de incêndio vários concelhos dos distritos de Faro, Beja, Santarém, Castelo Branco, Guarda, Bragança e Vila Real.

Lisboa apresenta risco 'muito elevado' de incêndio apenas no concelho de Sobral de Monte Agraço.

Segundo o instituto, nas regiões com risco 'Extremo' a população deve evitar a exposição ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é 'Baixo', 3 a 5 ('moderado'), 6 a 7 ('elevado'), 8 a 10 ('muito elevado') e superior a 11 ('extremo').

Artigos relacionados