António Costa reúne-se com primeiro-ministro da Índia

António Costa reúne-se com primeiro-ministro da Índia

O primeiro-ministro indiano, ainda acompanhado por António Costa, cumprimentará depois membros da comunidade indiana em Portugal, com cerca de 70 mil pessoas, o último ponto da agenda antes de partir para os Estados Unidos.

Os governos de Portugal e da Índia rubricaram este sábado um conjunto de 11 acordos de cooperação nas áreas da ciência, cultura, juventude, administração pública, start-ups e investimento, anunciou o Executivo português.

O pedido recebeu a luz verde antes de uma reunião entre Trump e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi na segunda-feira (26).

Na primeira visita a Portugal de um chefe do Governo indiano, António Costa notou que as relações entre os dois países vivem "um momento de excelência".

Os dois países vão, por exemplo, trabalhar juntos na investigação espacial e no intercâmbio de conhecimento científico e tecnológico, o que motivou a assinatura de acordos entre instituições portuguesas e indianas.

O primeiro-ministro indiano encontra-se em Lisboa para uma visita de um dia a Portugal, depois de António Costa ter estado na Índia em janeiro passado.

À entrada do Palácio das Necessidades encontrava-se um cartaz desejando as boas-vindas a Narenda Modi, escrito em inglês e português, com uma fotografia do chefe de Governo indiano.

Na sequência da invasão de Goa por tropas da União Indiana em dezembro de 1961, Portugal e Índia apenas restabeleceram relações diplomáticas após o 25 de Abril de 1974.

Artigos relacionados